A Avianca Brasil vai passar a operar apenas em quatro aeroportos a partir da próxima segunda-feira (29). Os voos da companhia aérea ficarão concentrados, agora, nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo; Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Brasília e Salvador.
Leia também: Em meio a crise, funcionários da Avianca recorrem a feirões de emprego
A redução da atuação da Avianca nos aeroportos brasileiros acontece dias depois de uma drástica redução na frota da empresa. Na última segunda-feira (22), de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia devolveu 18 de suas últimas 25 aeronaves, ficando com apenas sete.
No ano passado, pouco antes de dar início ao processo de recuperação judicial, a companhia aérea possuia 50 aviões.
Além da diminuição da participação em aeroportos , a redução da frota de aviões da empresa também resultou no cancelamento de inúmeros voos pelo Brasil. Só nesta semana, mais de mil foram cancelados . Para conferir todos os cancelamentos, basta acessar este link , que está sendo atualizado em tempo real.
Pagamaneto antecipado
Na terça-feira (23), a Infraero começou a exigir que a companhia pague antecipadamente as taxas aeroportuárias para voos programados a partir desta quarta-feira (24), e não mais realize os pagamentos quinzenalmente. A medida tem como objetivo evitar a suspensão de voos por um eventual calote da Avianca , que está com a situação financeira comprometida.